quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

NATAL?

Natal = data natal = dia do nascimento.

Este dia, 25 de dezembro, é o dia natal de quem?

Se você perguntar pra qualquer criança, há cerca de 99,9% de chance de a resposta ser esta: não sei.

Ou, pior: "Ah, é de de Papai Noel!"

Bem, os tempos mudam, os costumes evoluem (?), mas o fato é a data de amanhã seria de comemoração pelos 2008 anos de nascimento de um certo Jesus, filho de Maria e do José, carpinteiro.

Jesus, também conhecido como Cristo, foi um espírito de luz encarnado em homem, cuja incumbência foi a de semear a cordialidade entre os homens.

Contrariou alguns interesses, e foi morto por isso, pregado a uma cruz, segundo os costumes da época.

Muita gente já ouviu falar dele, e muitos orientavam seus comportamentos de acordo com palavras que Jesus deixou como legado; dentre elas, estas: "ama teu próximo como a ti mesmo".

Você, caro leitor, ouviu falar de Cristo, recentemente? Ouviu menção ao dia de Natal ser aniversário dele?

Eu não, nem uma vez.

Tenho andado muito ocupado, ultimamente, então posso não ter dado conta de observar alguma menção ao fato que originou o costume da celebração natalina.

Mas como poderia? O espaço dado ao incentivo da atividade de comprar presentes, modo tosco de celebrar a data, é tamanho que mal se consegue ver outra coisa.

De um modo ou de outro, deixo aqui registrados os meus votos de que 2009 possa marcar a história como o ano em que os homens se aproximem mais do ideal de Cristo do que de tudo aquilo que nos afaste dele.

Feliz aniversário, Jesus!

Feliz Natal, meus amigos!